sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aquela erupção com muita comichão e bolhas devido à hera venenosa é, na verdade, uma reacção alérgica ao urushiol, uma resina oleosa das folhas, caules e raízes dessas desagradáveis plantas. Mas, quando se está atacado por dia, ninguém está com disposição para análises químicos. Apenas se pretende alívio – e rápido. E, em vez de se correr para a farmácia, em busca da loção de calamina ou creme de cortisona, podem usar-se remédios caseiros alternativos para fazer desaparecer a comichão enlouquecedora.
HIDROTERAPIA: Um Duche Frio – de imediato.
Com base nos seus anos passados a tratar casos de plantas venenosas. Remédios anti eruptivos que resultam, como tomarem um duche de água fria imediatamente após a exposição à planta venenosa. Quanto mais depressa o fizer, e por mais tempo, melhores serão as suas hipóteses de minimizar a erupção.
PASTA DE DENTES NATURAL: Argila e Hortelã-pimenta São curativas.
Para acalmar a erupção, procure uma pasta dentífrica natural com argila e hortelã-pimenta como ingredientes principais. A hortelã-pimenta da pasta acalma a pele irritada e quente. A argila suga as toxinas, acelerando a cura.
Este produto pode ser difícil de encontrar e, por isso, pode experimentar fazer o seu. Misture cinco a 10 gotas de óleo de essência de hortelã-pimenta com ½ chávena de argila verde, e depois adicione água suficiente para formar uma pasta espessa. Espalhe a pasta sobre a área afectada, numa camada espessa e uniforme, evitando as zonas dos olhos. Aplique uma a três vezes por dia durante dois ou três dias.
PRÍMULA: Reparação rápida da Pele.
Os ácidos gordos do óleo de prímula travam o processo inflamatório e ajudam as células da pele a reconstituir-se melhor.
Recomenda-se que se tomem 1500 mg quatro vezes por dia, até a pele estar completamente limpa.
O óleo de prímula toma um ataque de planta venenosa suportável. Saio muitas vezes para zonas de mato da Califórnia, para apanhar ervas, e sou muito susceptível a plantas venenosas. Apanho-as uma vez a cada duas a três semanas. Duas horas após o contacto, explode-me na pele. Mas se tomar imediatamente óleo de prímula e continuar a tomar altas doses, a minha pele nem sequer parece ter sido tocada por uma planta venenosas, e o episódio desaparece totalmente em três a quatro dias.
BALSAMINA: Alívio nas Rochas.
As minhas vizinhas chamam-me Senhora Planta Venenosa. E isto porque trata regularmente as erupções de crianças e adultos da vizinhança com uma erva a que chama a sua aliada contra as plantas venenosas: a balsamina,
E, uma das melhores maneiras de a usar é fazer cubos de gelo de balsamina.
Lava-se a área afectada com um cubo de gelo três ou quatro vezes por dia, até erupção desaparecer. Não só sabe bem, como funciona mesmo – na verdade, já vi casos de erupção por planta venenosas a desaparecerem diante dos meus olhos! Ei as suas instruções para a preparação do remédio:
Procure os rebentos de balsamina nos terrenos próximos das plantas venenosas.(Afinal, trata-se do antídoto natural). A balsamina cresce nas terras húmidos e sombrias do Canadá até à Geórgia, e a oeste para o Oklahoma e o Missouri. Tem caules altos e translúcidos, e flores pendentes em forma de trompete, amarelas ou cor de laranja. Apanhe os caules e folhas depois de o orvalho ter desaparecido das plantas, que geralmente é por volta das dez ou onze horas da manhã. Pode também comprar sementes de balsamina e plantar as suas próprias plantas, para ter à mão em caso de não poder ir até onde elas cresçam naturalmente.
Uma vez em casa, corte as plantas em pedaços de 2 a 4 cm, coloque-os num saco de plásticos e esmague-os com um rolo da massa.
Coloque os pedaços esmagados numa panela, adicionando água suficiente para cobrir o material da planta. Deixe ferver em lume brando até a água se reduzir a metade e ficar com cor âmbar.
Deixe arrefecer a água e coe o material da planta do líquido.
Deite o líquido em cuvetes de gelo devidamente etiquetadas.
Quando os cubos estiverem congelados, coloque-os num saco para congelados forte e etiquete o saco.
Pode também manter o líquido da balsamina coado num recipiente fechado no frigorífico durante cerca de uma semana, e aplica-lo directamente sobre a erupção.
Não se pode ter sempre a água de balsamina por perto, mas os cubos de gelo podem manter-se durante cerca de três meses.
VITAMINA C: Faça uma Pasta.
Se não tiver balsamina à mão faça uma pasta feita de pó de vitamina C e água pode diminuir as bolhas. Para a pasta adicione água fervida, fria, uma colher de chá de cada vez, a ½ chávena de pó de vitamina C, até que a consistência da mistura seja de uma pasta. Aplique-a directamente sobre a área afectada e deixe ficar durante uma hora. Depois lave com água fria e seque a pele sem esfregar. Faça isto três vezes por dia até que a erupção melhore.
VITAMINAS: Reduzir o Stress da Erupção.
Enquanto estiver a espalhar a vitamina C na pele, tome também esse nutriente oralmente.
Tomar 500 mg de vitamina C quatro vezes por dia pode ajudar o corpo a lidar com o stress ajuda da erupção. Tome-a durante uma a duas semanas, dependendo da rapidez com que a erupção desaparece.
Além disso, tomar 500 mg de ácido pantoténico (por vezes etiquetado como vitamina B5) uma ou duas vezes por dia durante toda a duração da erupção ajudará ainda mais a capacidade de lutar contra o stress do corpo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário